Fibras alimentares são essenciais para a saúde humana. Além de regular o trânsito intestinal, promovem a saciedade, o equilíbrio e saúde da microbiota intestinal e contribuem para o controle da glicemia (glicose ou açúcar no sangue).
Um trabalho recente avaliou as evidências com pacientes diabéticos e observaram o efeito do consumo de fibras sobre a glicemia de jejum e hemoglobina glicada, principais exames utilizados para avaliar os níveis de açúcar no sangue. Os autores observaram que o consumo regular de fibras alimentares foi capaz de reduzir significativamente os níveis de hemoglobina glicada e uma quantidade mediana de fibras (10 g/dia) foi capaz de reduzir significativamente a glicemia de jejum em aproximadamente 14 mg/dL nesses pacientes. Os resultados foram especialmente associados ao consumo de fibras solúveis. Essa fibra solúvel é capaz de formar um gel no intestino, esse efeito retarda a digestão e a absorção dos carboidratos e evita os picos de açúcar no sangue que são prejudiciais. Além disso, o consumo de fibras está associado à ação dos hormônios intestinais que atuam melhorando o controle da glicemia.
Vale lembrar que as principais fontes de fibras solúveis na alimentação são a aveia, linhaça, psyllium, frutas, principalmente maçã e goiaba, e leguminosas, como o feijão, a lentilha, o grão-de-bico e a soja.
Sugestão, use aveia ou linhaça sobre a fruta cortada.
Effects of dietary fiber on glycemic control and insulin sensitivity in patients with type 2 diabetes: A systematic review and meta-analysis.