Beta-alanina

Entre os vários suplementos alimentares lançados nos últimos anos, alguns merecem destaque. Sendo um deles a beta-alanina, isso possivelmente pelo seus efeitos ergogênicos, sobretudo em exercícios de alta intensidade (endurance e musculação). A beta-alanina é um aminoácido não essencial e não proteinogênico, que juntamente com a L-histidina forma a CARNOSINA, composto presente no músculo esquelético e cardíaco. Mas e porque a CARNOSINA é tão importante? R= Durante a pratica de atividade física, principalmente exercícios de alta intensidade há um acumulo de íons H+, e estes íons são apontados como principais causadores de fadiga muscular durante o exercício. Aí entra a atuação da CARNOSINA, esta atua tamponando do pH, ou seja, neutralizando os íons H+.

Uma evidencia que sustenta esse papel da CARNOSINA como tampão intracelular é o fato de seu conteúdo ser três vezes maior nas fibras musculares do tipo II ou glicolíticas, em relação às fibras do tipo I.

Partindo do pressuposto que a concentração de beta-alanina no músculo é em torno de 40 vezes menor do que a L-histidina, isso há torna o fator limitante da síntese da CARNOSINA, desta forma o aumento da ingestão de beta-alanina resultará maior produção de CARNOSINA, com isso retardando inicio da fadiga muscular causada pelo aumento de íons H+. Sem dúvidas a suplementação da beta-alanina constitui-se uma importante estratégia nutricional para evitar ou retardar a fadiga muscular.

Vale ressaltar que os efeitos ergogênicos da suplementação com beta-alanina só começam a aparecer após quatro semanas de uso. Mas e quanto posso tomar? R= uma dosagem segura seria de 10mg/kg, contudo nem tudo é para todos, procure sempre orientação de um profissional. O efeito colateral mais importante é a parestesia (formigamento no corpo), mas esses sintomas devem desaparecer dentro de uma hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *